domingo, 15 de junho de 2008


Marianna Oliveira Cunha
Turma A
Jornalismo-Noturno

A moda em “68”


A década de 60, acima de tudo, trouxe uma verdadeira explosão de juventude em todos os aspectos. Os jovens, influenciados pelas idéias de liberdade, começavam a se opor contra a ditadura, censura e até mesmo a sociedade. As mudanças de pensamento eram constantes e o modo de se vestir estava ligado cada vez mais com o comportamento. A moda era não seguir nenhuma moda, o que para os jovens da época representava uma forma de liberdade.

Nos anos 60, a moda era alegre, com exageros nas combinações das cores e tecidos “berrantes”, trazidos pelo movimento da Tropicália. A maior novidade criada naquela época foi a minissaia, que acabou tornando a moda mais jovem. As roupas florais, indianas, de veludo molhado, as calças boca de sino e o exagero no uso de acessórios, vieram da influência dos Hippies e de seu movimento. As botas longas, de couro envernizado, que refletiam como um espelho, as meias coloridas e os cabelos longos usados com faixas eram outro estilo a ser seguido.

A moda não influenciou apenas as mulheres. Os homens também mudaram seu modo de vestir e se adaptaram ao estilo da época, com camisas que tinham babados, calças de tecidos listrados e xadrez, cintos largos e botas de meio salto.

O movimento da Pop Art que, com ironia e irreverência em seus trabalhos causou uns dos maiores impactos à sociedade da época, usando imagens de símbolos populares em seus quadros, como as latas de Sopa Campbell, também fez parte dessa época e esteve presente em estampas de tecidos.

As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie que, com influência da liberdade sexual, agora lançava lingeries mais confortáveis.

A alta costura começa a dividir espaço com o “futurismo”, a famosa roupa “pronta para vestir “ que era confeccionada com material sintético.

No ritmo de todas as mudanças da década de 60, o cinema e a música ganhavam força total e os artistas acabavam se tornando ídolos de si próprios. O que importava era a imagem. As pessoas começaram a idealizar esses artistas e seguir o reflexo de sua imagem e isso acabou sendo traduzido nas roupas.

A moda dos anos 60 foi sem dúvida uma renovação total nos padrões vividos na época. Talvez o que mais tenha caracterizado essa juventude tenha sido o desejo de se rebelar, a busca pelos vários tipos de liberdade, refletida em seu modo de agir e vestir.

Nenhum comentário: